Nosso preço de venda está correto?

CROB - 23/11/2015 15:45:00

Segundo Kotler:

“Apesar do papel crescente de fatores não relacionados a preço no papel de marketing moderno, o preço continua sendo o elemento crítico do composto de marketing. O preço é o único dos quatro P´s (Price, Product, Promotion and Place) que produz receita; os outros três P´s produzem gastos/custos.”

Apesar desta destacada importância, e considerando estudo feito por nossa empresa junto a clientes e outras empresas consultadas, estimamos que mais de 80% das empresas brasileiras não tem um processo de Formação e Análise dos Preços de Venda, sob a ótica financeira, que responda de modo adequado e tempestivo às suas necessidades de informações.

Como resultado desta ausência de visão preliminar, planejada de seus resultados, com grande frequência encontramos empresas que se surpreendem com seus resultados, até mesmo os positivos. E de pouco valia têm para esta finalidade as informações históricas oferecidas pelos sistemas contábeis/financeiros mantidos por estas empresas, já que o preço de venda é uma questão de futuro, que muitas vezes, principalmente em economias dinâmicas como a nossa, sofrem grandes alterações em relação aos dados passados.

O que fazer então?

Em primeiro lugar, a empresa tem que adquirir a capacidade de olhar para a frente e conseguir estabelecer visões avançadas sobre seus principais elementos formadores de resultado, como: preços e condições de aquisição de seus principais insumos, projeções de outros gastos relevantes, níveis de produtividade de seus recursos, mercados potenciais de atuação de seus produtos, faixas de preços a praticar, malha tributária aplicável e níveis de retorno desejado.

De posse destas informações, a empresa deve também dispor de uma ferramenta que possa tratar adequadamente estes dados e oferecer informações tempestivas e acuradas para uma satisfatória interpretação do ambiente e tomada de decisão,

Enquanto a primeira tarefa depende exclusivamente da equipe interna de gestão do negócio, a segunda, por incrível que pareça, embora menos relevante que a anterior, apresenta maior dificuldade para sua realização, uma vez que há uma oferta muito escassa de ferramentas no mercado nacional capazes de realizar esta tarefa a um custo satisfatório.

Diante deste quadro desfavorável para este tema, nós da CROB Consultores, em um esforço conjunto de nossos profissionais, reunimos toda nossa experiência de dezenas e dezenas de projetos realizados nesta área, e elaboramos uma solução, desenvolvida em plataforma Microsoft Excel, e portanto acessível a qualquer empresa, que entendemos poderá atender as necessidades de um grande contingente de pequenos, médios e até grandes negócios: a ferramenta COPIT – Cost & Pricing Information Tool.

Desenvolvida inicialmente como forma de acelerar a implantação de um sistema de custos com objetivos gerenciais e contábeis/fiscais, e para tanto contemplando as principais funcionalidades disponíveis para o tema nos melhores ERP´s do mercado, a ferramenta COPIT demonstrou tamanha completude, utilidade, acurácia e simplicidade de utilização, que acabou tornando-se fonte primária de informações sobre formação e análise de preços de venda para a área comercial de muitas empresas usuárias.

Estruturada com conceitos avançados em técnicas de custeio e formação e análise de preços de venda, como: Custeio Direto, Custeio ABC, Margem de Contribuição, entre outros; a ferramenta COPIT apresenta a melhor relação custo-benefício do mercado para tratar o assunto formação e análise preços de venda das empresas.

Se você acha que a formação e análise dos preços de venda é um assunto ainda pendente em sua empresa, solicite uma apresentação através do e-mail ou telefone abaixo indicado e comprove a facilidade, completude e resultados de nossas soluções e como elas tornarão menos árdua a tarefa de administrar seu negócio.

José Francisco Cordeiro
Sócio Consultor da CROB Consultores Ltda.
E-mail: cordeiro@crobconsultores.com.br
T: (11) 999.776.503