servico
Redução de custos

Embora seja um desafio no processo de ampliação e melhoria permanente da qualidade dos serviços prestados, a redução dos custos é um imperativo que deve fazer parte do dia-a-dia das entidades, e estar presente na lista das suas prioridades de gestão, independentemente da situação econômica vivenciada.

Em geral, as organizações implementam programas de redução de custos de dois formatos:

  • Preventivos: são desenvolvidos de modo a manter/aumentar a sustentabilidade dos serviços prestados, sem que estes tenham sido afetados previamente por algum condicionante que possa ameaçar sua oferta atual. Seu desenvolvimento é realizado, geralmente, por equipes internas, treinadas previamente em metodologias especificas para este fim (Grupos de melhoria contínua (Kaizen), Análise/Engenharia de Valor, Six Sigma, entre outros);
  • Remediativos: são desenvolvidos de modo a promover uma ruptura no status quo atual dos custos de desenvolvimento de um processo, atividade ou serviço, de forma a restabelecer/reposicionar sua condição de sustentabilidade, possibilitando assim sua prestação competitiva no futuro. Como requer a obtenção de resultados em períodos mais curtos e em montantes superiores aos esperados no formato preventivo de ação, é conduzido, usualmente, por especialistas externos, que agregam ao processo um conjunto mais abrangente de alternativas para a remediação do problema.

De modo a desenvolver seus trabalhos focados no formato Remediativo, a CROB Consultores, desenvolveu a metodologia 4M, que é aplicada de modo flexível nas organizações, de modo a ajustar as melhores práticas de mercado, referências de seu desenvolvimento, ao ambiente específico de cada entidade.